segunda-feira, 4 de abril de 2011

O QUE VOCÊ ENTENDE POR "SOCIEDADE DO CONHECIMENTO"?

ALUNOS DOS CURSOS DE LETRAS E MATEMÁTICA:

ALÉM DE ALGUMAS PRÁTICAS NO EDITOR DE TEXTOS, NOSSO 1º EXERCÍCIO NA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, VAI EXIGIR DE VOCÊS ESTE CONHECIMENTO:
  • Como surgiu a Sociedade do Conhecimento?
  • Que outras revoluções tecnológicas já ocorreram EM SÉCULOS PASSADOS?
  • Na sua opinião, como traçaria o novo perfil do professor, nessa nova "Sociedade da Informação"?
  • O que muda na educação com as Novas Tecnologias em sala de aula?
  • Na sua opinião, como os educadores resistentes a essas mudanças podem sobreviver com as suas didáticas tradicionais?
  • O que fazer para deixar de vez o marasmo das práticas tradicionais, em sala de aula, diante de uma nova Sociedade que respira tecnologia?
ESTUDEM! E BOA SORTE.

68 comentários:

  1. Também conhecida como sociedade da informação, a sociedade do conhecimento tem como objetivo planejar ou concertar esforços na construção de uma infra-estrutura global da informação. Está relacionada a informática, redes de comunicação digitais e etc. Seria bom que os serviços baseados no conhecimento se adequassem a essa nova sociedade, pois assim quebraria o tradicional paradigma que temos de escolarização. Por estarmos em uma nova era, onde a tecnologia se mostra predominante em nosso meio de vida social, é importante que haja essa integração dos profissionais educacionais na sociedade do conhecimento. Seria um pouco inadequado continuar com o modo tradicional de ensino, numa época em que todos estão completamente envolvidos no avanço tecnológicos.
    Midiane Danielle Cunha da Silva - Letras 2ª período.

    ResponderExcluir
  2. 1° Surgiu no final da década de 90. É empregada, particularmente, nos meios acadêmicos como alternativa que alguns preferem à “sociedade da informação”

    2° Primeira Revolução Tecnológica - no meio do século XIX
    Segunda Revolução Tecnológica - entre o final do século XIX e início do século XX
    Terceira Revolução Tecnológica - a partir da segunda metade do século XX

    3° O professor tem que ter um perfil bem dinâmico e anexar a tecnologia em sala pois o mundo virtual ajuda e influenciam o desenvolvimento do aluno

    4° o desenvolvimento e a participação do aluno em sala , trazendo informações e novos conhecimentos.

    5° muitos ainda não adotarão essas mudanças e outros conciliaram as antigas didáticas com a tecnologia trazendo o avanço e um maior aproveitamento de seus alunos.

    6° tentando associar as praticas tradicionais com a tecnologia e aos poucos ir substituindo pra não ah ver tanto impacto para os discentes.

    Jonathan Manuel de Espindola - Letras 2° período

    ResponderExcluir
  3. A sociedade do conhecimento nada mais é que o aprimoramento de saberes adquiridos ao longo do tempo, um exemplo bem claro disso foi a construção de máquinas e aparelhos eletrônicos que falicitaram a vida de homens e mulheres.Este avanços tecnológicos se tornam mas frequentes na nossa atualidade ,inclusive nas escolas onde o uso do computador é inevitável para fazer pesquisas com mais rapidez e facilidade.Alguns educadores preferem os metódos tradicionais pois acreditam que o uso de computadores exclui os livros da vida dos alunos e resistem bravamente a todos esse avanços,porém acredito que os professores devem estar sempre se atualizando para que os mesmos possam almejar seu objetivo central que é uma aprendizagem significativa e construtiva.

    ResponderExcluir
  4. “A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO”

    Durante estudos abordados durante este semestre, a tecnologia do conhecimento foi bastante esplanada. A sociedade precisa conhecer e colocar em prática essa experiência.
    No passado alunos e professores, profissionais intelectuais, recorriam a outros métodos como: os livros,os jornais etc. Com a chegada de um novo século, surgiu a era tecnológica, onde a sociedade precisa e deve saber utilizá-los.
    Através de uma simples ferramenta, o homem pode interagir com o mundo em diversos ambiente. Essas ferramentadas estão cada vez mais sendo reformuladas, sempre há algo novo a ser estudo.
    Tudo isto serve para ampliar os conhecimentos daqueles que estam sempre buscando o aprimoramento pessoal,é um instrumento que precisa ser bem explorado, da mesma forma que traz benefícios, pessoas despreparadas que não sabem utilizar, sofrem de maneira direta e indireta de certa forma.
    A sociedade precisa esta de olhos bem abertos para as próximas modernizações.

    Aluna: Evaneide Mariano da Silva
    Curso: Letras-2º período.

    ResponderExcluir
  5. A sociedade do conhecimento vem trazendo diversas informações nas últimas décadas do século XXI. isto faz com que vehamos nos tornamos pessoas mais comunicativas e interativas as novas tecnologias presente na sociedade atual, faz com que um individuo se torne uma pessoa totalmente globalizada.As tecnologia presentes na educação faz com que as aulas sejam mais interativas, e faz com que haja maior participação entre professores e alunos.Com os avanços tecnologicos os professores devem deixar um pouco de lado as didáticas tradicionais,pois a tecnologia faz parte do desenvolvimento educacional.Em fim, é preciso que todos nos alunos e inclusivel os educadores entendamos mais e mais, que os meios tecnologicos está inserido na sociedade do conhecimento e isto é fundamental para o nosso desenvolvimento social..

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A era do conhecimento tem sido caracterizada por constantes mudanças impostas pelo mundo levando a sociedade a se adequar a sociedade da informação.E nós educadores não podemos deixar de se integrar a essa sociedade,esperando que ela não seja vista como um meio de socialização para com a era em que vivemoos.As mudanças do ensino tradicional para o tecnológico,possiilitará a futura geração a oportunidade de crescerem em comum com o mundo em que vivemos.carmelita celestina Rodrigues 2ºp/letras

    ResponderExcluir
  8. A Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização.
    Revoluções: 1ª Revolução Tecnológica - no meio do século XIX - quando as máquinas passaram a produzir máquinas. 2ª Revolução Tecnológica - entre o final do século XIX e início do século XX – A mudança enérgica, passando do carvão para a eletricidade.
    O perfil de um professor na atual sociedade do conhecimento mostra que é um Educador que busca inovações de acordo com a evolução do progresso.
    As novas tecnologias em sala de aula traz um envolvimento maior do aluno, visto que, com a velocidade do avanço das tecnologias, é por meio delas que se buscará a interação com os jovens da atualidade.
    Os educadores com didáticas tradicionais só atrairão a atenção dos alunos com muito dinamismo, visto que é desta forma de aula que o corpo discente prefere.
    Ainda há objeções de alguns educadores em relação às tecnologias, mas essas barreiras vêm sendo derrubadas, porque o mundo está sendo globalizado e as pessoas acabam por adotar este avanço da informação.

    Aluno: Daniel Luiz Damásio
    II Período de Letras - FAINTVISA

    ResponderExcluir
  9. A sociedade do conhecimento é um conjunto de informações que são adquiridas com o passar do tempo e cada vez mais atualizadas.Para chegar onde esta teve que passar por alguns obstáculos ou seja algumas revoluções ,tais como :As revoluções tecnológicas no qual a última foi no século XX.As mudanças que ocorrem em sala de aula além da facilidade o ganho de tempo ,apesar que alguns educadores não tem facilidade de aprender essa nova tecnologia e além disso estão acostomados com a didática tradicional.Então o que se deve fazer para acabar com esse marasmo é atribuir uma nova metodologia de ensino na educação tendo como prioridade todo professor ter um curso de computação e aperfeiçoamento na área tecnológica.

    Aluna :Karen Rafaelle de Lima Souza(1ª Período de Letras)

    ResponderExcluir
  10. A sociedade do conhecimento foi surgida no final do século XX com o objetivo de aplicação e desenvolvimento do uso intenso das tecnologias digitais,não só na área profissional mas também nos momentos de comunicação e lazer. O perfil do educador devido à essa sociedade deve ser bem diversificado, ou seja, deve sim utilizar os avanços das novas tecnologias, porque facilita seu trabalho e estimula mais os alunos em sala de aula principalmente os jovens, pois todos os jovens adoram tecnologias principalmente os computadores. Mas não devemos esquecer também dos livros didáticos, pois eles tem valores que infelizmente a tecnologia ainda desconhece. Sendo assim o dever é saber utilizá-las de forma paralela sem que uma “exclua” a outra. Outro dever do educador é atualizar-se, adquirir conhecimento e aperfeiçoamento nessa área que vem crescendo de forma surpreendente sendo considerada essencial para o mundo em que vivemos.
    Aluno: Bruno da Silva Moura
    Curso: Letras 2º Período

    ResponderExcluir
  11. Na sociedade o conhecimento ou da informação a tecnologia trouxe à inúmeros impactos de ordem sócio-político-cultural. Quem não tem conhecimento tecnológico é de certa forma excluído pela sociedade. Saber utilizar as novas tecnologias, hoje em dia, é algo indispensável. Na educação, esse maior acesso à computadores e internet ( não só em casa, mas também em Lan Houses, Cibers café,e em outros locais) que atualmente a maioria dos alunos têm, independente de serem de rede de ensino pública ou privada, traz a necessidade de aulas práticas nessa área de conhecimento para que os alunos possam utilizar estas ferramentas tão ricas, a seu favor e com isso diminuir a exclusão social neste aspecto.Para isso, cabe ao professor estar sempre acompanhando esta evolução tecnológica e saber utilizá-la.
    Essa grande evolução de conhecimentos tecnológicos, não começou por acaso e nem agora, vem de muito tempo, e hoje está no auge de seu poder, onde quem não a acompanha sofre discriminações e exclusões.
    RAYANE FERREIRA CABRAL 1º LETRAS

    ResponderExcluir
  12. A Era do Conhecimento tem sido caracterizada por constantes mudanças impostas pelo mundo moderno levando a sociedade a uma competitividade cada vez mais acirrada, sendo a “inovação” e a “produtividade” as molas propulsoras dessa mutação.
    O cenário que tem sido construído, principalmente a partir do século XX, seja ele no âmbito empresarial ou nas relações entre países, é marcado pela busca de inovação tecnológica, objetivando introduzir no mercado novas idéias que, conseqüentemente, levam à criação de novos produtos, serviços, novas técnicas de gestão e planejamento.
    A Revolução Digital, assim como qualquer outra revolução que já marcou a história, cria no ser humano certa resistência ao novo. Tal resistência se transforma em barreiras enormes que impedem o crescimento, dificultando a comunicação que é a espinha dorsal para o sucesso do indivíduo nesse novo mundo que exige muita informação, e, sobretudo, ousadia.

    O conhecimento sobre as novas tecnologias é de suma importância para a formação do corpo docente. Há aqueles que procrastinem esse novo conhecimento, esta atitude não é viável, pois o mundo moderno nos impõe esse conhecimento.
    Chegará um momento (se é que não já chegou) em que as pessoas que não tem o conhecimento tecnológico serão taxadas de “analfabetos”, pois atualmente nós respiramos tecnologia.
    As novas tecnologias foram desenvolvidas para facilitar a vida dos seres humanos e também para promover uma união entre os seres de diversificados países. Como vimos no texto pesquisado, “esse processo tem um sentido dicotômico” promove a inclusão digital, mas ao mesmo tempo promove a exclusão social. Enquanto alguns a utilizam para interagir com o mundo, outros a utilizam para se fechar em um mundinho só seu.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Atualmente vivemos em uma era histórica em que os desenvolvimentos científicos, técnicos e sociológicos estão cada vez mais relacionados.A
    ciência é considerada como um conhecimento necessário e verdadeiro. A
    tecnologia por sua vez é o conjunto dos conhecimentos próprios da arte industrial,
    e a sociedade é formada por um grupo de indivíduos que vivem em um
    determinado sistema estando ligados às mudanças dos novos conhecimentos e
    tecnologias.O surgimento da Ciência Tecnològia da sociedade tambem conhecida como sociedade do conhecimento veio para delinear o processo cientifico –
    tecnológico, iniciado primeiramente na Europa, Estados Unidos, Canadá e
    Austrália, iniciando-se no Brasil só na década de 70, tendo uma grande
    importância na educação para proporcionar a formação de amplos seguimentos
    sociais com as novas imagens da ciência e tecnologia no contexto social.

    ALUNA: Aline Liege Cruz Nunes
    2º período de Letras

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. De forma históricamente sumarizada, o conhecimento vem sendo assumindo como um fator de produção e dóminio, representando o denominador determinante dos desenvolvimento êconomico e socias o conhecimento significava o dominio dos processos de plantar,construir ou manufaturar.


    aluna: ana paula ferreira do nascimento(1ª período de letras)

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Essa sociedade surgiu na necessidade de ampliar o conhecimento, numa época em que apenas quem trabalhava na produção obtinham o saber, foi necessário ampliar esse conceito e libertar toda e qualquer informação, para poder acelerar o crescimento. Um simples carpinteiro podia construir um móvel em uma semana, enquanto numa fábrica, poderia construir 30 vezes mais. Quando não transmitimos o que sabemos, acabamos de parar no tempo. Uma sociedade só evoluí quando existe a vontade de conhecer, melhorar e crescer positivamente.
    As revoluções tecnológicas ocorreram no meu ver, na necessidade aproximar e ir mais longe, exemplos são o carro, o telefone, depois o celular, os computadores a internet. Hoje em dia ninguém manda mais carta, usamos email para resolver a maioria das nossas necessidades, hoje podemos baixar pela pena NET, tudo que é importante para o nosso saber.
    E importantíssimo lembrar que, quem não se atualizar poderá ficar excluso de muitas novidades tecnológicas, principalmente um professor. O perfil para o novo profissional de ensino é se informar (tizar) acredito que sem ela, não podemos nos encaixar numa sociedade tão ampla e cheia de novas perspectivas.
    A mudança na sala de aula está na forma como hoje em dia é trabalhada a didática, na maioria dos assuntos são disponibilizados em slides, textos PDF, planilhas, vídeos, áudio... Hoje em dia é bem mais prático estudar, com tantas informações disponíveis.
    Sinceramente não acredito que profissionais do ensino sobrevivam muito tempo se optarem por práticas tradicionais. É o mesmo que saber ler, mais não saber escrever.
    Esse marasmo se dá também, pela falta de estrutura dos meios educacionais. Um exemplo positivo são as entidades que dispõe de equipamentos que favorecem, poupam tempo e facilitam a vida dos professores e alunos. Ser prático e sábio exige conhecimento, então temos que nos livrar da rotina, que e nos acostumar com essa nova realidade.

    Aluna: Michelle Beserra de Melo
    1º Período de Letras

    ResponderExcluir
  20. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
    A sociedade do conhecimento surgiu como resposta para as necessidades crescentes de distribuição e gerenciamento e também como formas de facilitar a gestão de um número cada vez maior de informação em uma economia altamente competitiva e instável.
    O século xx, foi marcado pelo período que se notabilizou pelas inúmeras revoluçoes.
    O professor hoje em dia tem que se adequar as novas tecnologias,pois quem não se atualizar e acompanhar os avanços tecnológicos estará fora do mercado de traballho.
    Um dos meios para acabar com o marasmo das práticas tradicionais , deveria partir primeiramente do governo, pois ele teria que implantar computadores em todas as redes de ensino e adequar os professores a dar aulas digitais usando a ferramenta informática. Vindo a ser o passo principal de mundanças em sala de aula.
    ALUNA: AMANDA ELLEN MARIA PEREIRA SILVA 1 Período de LETRAS

    ResponderExcluir
  21. Sociedade do conhecimento surgiu no fim do Século XX vinda da expressão Globalização, que é um processo de formação que vem se expandindo cada vez mais, com o objetivo de ampliar o uso de tecnologias. Podemos dizer que passamos por três revoluções a revolução agrícola, a revolução industrial e a revolução digital. Está ocorrendo mudanças na educação o professor hoje em dia investe na tecnologia que vem sendo uma grande aliada, contribuindo com o conhecimento e melhorando a relação entre professor e aluno, se tornando um instrumento complementar na sala de aula. Essa revolução que ocorre na tecnologia deixa de lado as formas tradicionais como a lousa, que vem sendo substituída por eletrônicos com imagens coloridas, tornando a aula mais atrativa. Mudando assim (mais não completamente) as tradicionais formas de aprender e de ensinar. Para isso o professor deve sempre procurar investir no aprendizado da tecnologia.

    Mércia Conceição do Nascimento Correia.
    Letras – 1° Período (FAINTVISA)

    ResponderExcluir
  22. O Termo sociedade do conhecimento também chamado de “ Sociedade da Informação”, surgiu no final da década de 90. O conceito de sociedade do conhecimento inclui uma extensa transformação na sociedade econômica, política, e com uma visão pluralista de desenvolvimento e dinamismo na era tecnológica. As revoluções aconteceram entre o meio do século XIX e início do século XX, no intuíto de modernizar a sociedade. O perfil do atual professor diante dos avanços tecnológicos,é de se aprimorar do que há de melhor para motivar seus alunos , e tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas . Professores que não utilizam e não acompanham a era digital e tecnológica não conseguem ter um envolvimento satisfatório com o aluno .Pois a utilização desses meios são fundamentais para a sociedade que procura sempre evoluir. Alayne Cristina Cabral dos Santos (2º período de Letras)

    ResponderExcluir
  23. A sociedade do conhecimento surgiu com a necessidade das pessoas. knowledge society afirma que esta noção “sociedade do conhecimento”, surgiu na década de 90, mas algumas pessoas costumam chamar de “ sociedade da informação”. Porém podemos afirmar que esta concepção as pessoas tem a mais tempo, pois a necessidade que os individuos possui é antiga, com isso sempre estão em busca de criar condições de ampliar seus conhecimentos criando coisas novas, com a finalidade de garantir uma vida melhor na sociedade que vivemos.
    A cada dia estamos criando coisas novas e aprimorando outras. No século passado tínhamos o computador, mas a cada década este mesmo objeto evolui com as novas tecnologias que vem surgindo com o aperfeiçoamento do conhecimento que o homem adquiri em suas novas descobertas inúmeras, coisas foram criadas nos século passado e até hoje o ser humano é benefiado através delas.
    Infelizmente o professor tradicional não posssui muito espaço na era da tecnologia pois se este não buscar um aperfeiçoamento, seu tradicionalismo o deixará leigo na nova sociedade do conhecimento e será considerado como utrapassado em suas aulas. No meu ponto de vista o professor que não abrir mão de ser tradicional terá muita dificuldade em mantê-la.
    O professor deve mergulhar nesta nova ERA DA INFORMAÇÃO, pois com ela abriremos porta que benefiará nossos alunos a aperfeiçoar seus conhecimento, que deverá a cada dia está em um crescente desenvolvimento. O professor que se abstem em utilizar estas fontes riquíssimas e poderosa em conhecimento, está desvalorizando seus alunos e levando-os a desconhecer coisas que o beneficiará.
    A solução para acompanhar o ritmo de desenvolvimento tecnólogico, e está em uma constante busca, só assim seremos capazes de estarmos inteirados de tudo que surgir a cada dia.
    A educação só tem a lucrar com a sociedade da tecnologia, pois ela não veio complicar a vida do homem mais ajuda-lo a desenvolver suas atividades diárias com agilidade e eficiência.
    O novo sempre é importante por mais simples que pareça ser, basta conhecê-lo e enriquecer nossos conhecimentos, a sociedade do conhecimento é isso uma constante busca pelo NOVO.
    Nellianne Keline Santos da Silva - LETRAS-

    ResponderExcluir
  24. A sociedade do conhecimento também conhecida como sociedade da informação, é um termo que surgiu no final do século XX, junto com o termo Globalização, tem como meio de produção a informação que gera economia e riqueza. Tudo que foi criado até hoje para trazer comodidade e lazer à vida do homem pode ser considerado parte integrante dessa nova sociedade. Várias revoluções se deram ao longo do tempo para facilitar a vida do ser humano, como a criação dos automóveis, a maquinofatura, a criação de motores à jato que permitiram que máquinas mais pesadas que o ar pudessem voar, naves espacias, a televisão, o rádio, a telefonia móvel e mais recentemente a internet. O professor na sociedade do conhecimento deve se portar como uma pessoa competente, aberto à mudanças, interativo e crítico, ele deve ensinar aos seus alunos a colherem informações, refletir sobre as mesmas e absorver delas o melhor para aplicar no cotidiano, além disso, o professor deve ser um pesquisador assíduo dessa sociedade. A sociedade muda, a partir do momento em que precisa preparar pessoas críticas e reflexivas que contextualizem as diferentes situações vivenciadas no mundo fora da escola, pois o aluno tem que sair da escola tendo conhecimento de novas tecnologias e sabendo como aplicá-las, pois é desse profissional que o mercado de trabalho precisa.Os educadores tradicionais podem até sobreviver às tecnologias, mas é imprescindível o momento em que vão precisar utilizar, pois como já foi dito, esta é uma sociedade em expansão. Além disso suas aulas podem ser consideradas monótonas e chatas, pois para os jovens é muito mais interessante navegar na internet do que ficar numa sala de aula, onde os materiais utilizados são o quadro e o caderno. Portanto deve-se criar um ambiente de aprendizagem interdisciplinar, acrescentando novos conhecimentos aos alunos. É necessário que o professor esteja aberto às mudanças, permitindo que o aluno divida seus conhecimentos, para que ele se torne um pesquisador do mundo atual, o mesmo precisa motivar os alunos a estudarem, ser interdisciplinar e principalmente inserir em sua prática não só a internet, mas outros tipos de tecnologias, para sairmos do marasmo e entrarmos numa educação interativa de troca e construção de conhecimentos!
    ANA RENATA GUEDES MENDES - 1º Período em Letras

    ResponderExcluir
  25. Atualmente vivemos em transição para a sociedade do conhecimento. é utilizada para denominar um novo cenário que se configura visivelmente por, principalmente modificações no ponto econômico. Revoluções de pessoas que não conheciam as tecnologias, eles não entendiam que as tecnologias eram importantes, pois, com o surgimento de novas tecnologias a comunicação ficam mais importantes no mundo tecnológico. Devemos aceitar as tecnologias de braços abertos, para facilitar a nossa vida e e incentivar nossos alunos ao mundo tecnológico. Na educação é indiscultivelmente um dos maiores problemas em nosso país, e é essencial ataca-lo para redefinimos nosso papel no mundo. melhorar a educação publica do ensino fundamental e médio, da maior acesso a educação superior, tornar mais efetivo a utilização dos recursos públicos, são alguns fatores que devem ser tratados para atingirmos esta meta, através das políticas publicas mais adequada para a nossa realidade. Sendo assim, na sociedade do conhecimento, cabe a nós administradores indentificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas na organização, criando adptaçoes necessárias para se gerir o conhecimento possibilitando manter e incrementar os negócios. Para nós esta sociedade cria uma imensa oportunidade de disseminar, democraticamente, as informações, utiliza-las para gerar conhecimento que nos leve a uma sociedade mais justa e desenvolvida. Devemos aceitar as mudanças, pois, estamos vivendo em um país da tecnologia. Os avanço surgem para melhorar nossa vida e o campo intelectual ganharam importância no capital intelectual. O crescimento só acontecerá coma democratização do conhecimento e da informação, capacitando melhor nossa juventude, sendo compartilhado por todos e ao alcance dos funcionários.

    CLAUDIA MARIA MARTINS DA SILVA
    1º PERÍODO DE LETRAS

    ResponderExcluir
  26. Sociedade do conhecimento, pode-se ser definida basicamente como sendo o principal recurso para produção e o principal recurso para criação de riqueza, prosperidade e bem estar para a população;sendo assim,a era do conhecimento tem sido caracterizada por várias mudanças onde o mundo moderno vem se interferindo bastante, levando a sociedade em geral a ter uma competitividade acirrada.A origem do capital intelectual está relacionada ao surgimento da sociedade do conhecimento,logo após a 2ª guerra mundial...essa época foi marcada por grandes inovações e transformações onde a informação e o conhecimento passaram a ter um papel fundamental.
    O professor em si tem que ter em mente que a sociedade está cada vez mais tecnológica, e tem consciência da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias; pois no contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode e nem deve ser ignorado... o novo perfil do professor nessa nova sociedade da informação tem que ser diferenciado ; pois com as novas tecnologias podem desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico.Sem dúvidas: com a nova tecnologia tudo muda,pois a escola passa a ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o seu futuro; logo, o objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras; mais o educador pode fazer uso das novas tecnologias sem deixar de lado suas didáticas tradicionais, ele pode usar a interdisciplinaridade mais a junção da tecnologia, usando a criatividade e a dinâmica.
    CRISTIANE MUNIZ DA SILVA
    2ºPERÍODO DE LETRAS

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A sociedade sempre foi do conhecimento, como também da informação e da comunicação,
    mas hoje se vive em um mundo onde distâncias não param de reduzir-se; em que o exótico deixou
    de ser distante e o distante torna-se cada vez mais familiar (Delors, 1998); em que as fronteiras e
    limites de espaço e tempo entre as nações e os homens são derrubadas e, principalmente, em que o
    volume de informações e a velocidade com que são veiculadas acarreta as transformações em todos
    os níveis do conhecimento humano.Ao se aludirem essas idéias
    percebe-se que a universidade necessita inovar suas metodologias e práticas, contemplando a prática
    da pesquisa, além das disciplinas específicas do currículo para a formação de professores, o que leva
    a pensar em uma prática diferenciada para a formação continuada de professores reflexivos, que
    envolve a mediação pedagógica e as redes colaborativas virtuais na universidade.

    curso de letras primeiro periodo.

    aluno: julio pedro da silva.

    ResponderExcluir
  29. A sociedade do conhecimento surgiu no final da década de 90. É empregada, particularmente, nos meios acadêmicos com alternativa de alguns que preferem à sociedade da informação.
    No século passado trouxeram novas possibilidades de relacionamento e interação entre os homens: aparelhos celulares, câmeras digitais, transmissores de rádio, máquinas de impressão, copiadores de CDs, entres outros inventos, tornaram a comunicação social mais flexível, dinâmica e principalmente acessível.
    Cada vez mais as tecnologias permeiam todas as nossas ações e atividas cotidianas. Elas alteram a cultura social, o modo de viver, de se relacionar, de aprender e ensinar. Os educadores se deparam com um grande contingente de crianças e adolescentes, filhos das classes sociais como maior acesso aos recursos tecnológicos, que crescem vivenciando a tecnologia como uma coisa natural, rotineira e prazerosa.
    Cada escola possui seu jeito próprio de ser e de educar. Mas, para todas elas, não é mais possível ignorar as novas tecnologias. Mesmo se as constantes revoluções precisam ser continua sendo aquela na qual confiamos e à qual nossos filhos retornam com prazer.
    Favoráveis ou não, é chegado o momento no quais profissionais da educação, que têm o conhecimento
    Tradicional e a informação como matérias primas de seu trabalho, enfrentem os desafios das novas tecnologias. Para tanto, a formação do educador hoje depende do entendimento dessa nova concepção de aprendizagem.


    Aluna: Sandra Azevedo Lima José
    Curso de Letras - 1º período- noite

    ResponderExcluir
  30. Ana Renata Guedes Mendesdom. abr. 10, 05:07:00 AM 2011

    A sociedade do conhecimento também conhecida como sociedade da informação, é um termo que surgiu no final do século XX, junto com o termo Globalização, tem como meio de produção a informação que gera economia e riqueza. Tudo que foi criado até hoje para trazer comodidade e lazer à vida do homem pode ser considerado parte integrante dessa nova sociedade. Várias revoluções se deram ao longo do tempo para facilitar a vida do ser humano, como a criação dos automóveis, a maquinofatura, a criação de motores à jato que permitiram que máquinas mais pesadas que o ar pudessem voar, naves espacias, a televisão, o rádio, a telefonia móvel e mais recentemente a internet. O professor na sociedade do conhecimento deve se portar como uma pessoa competente, aberto à mudanças, interativo e crítico, ele deve ensinar aos seus alunos a colherem informações, refletir sobre as mesmas e absorver delas o melhor para aplicar no cotidiano, além disso, o professor deve ser um pesquisador assíduo dessa sociedade. A sociedade muda, a partir do momento em que precisa preparar pessoas críticas e reflexivas que contextualizem as diferentes situações vivenciadas no mundo fora da escola, pois o aluno tem que sair da escola tendo conhecimento de novas tecnologias e sabendo como aplicá-las, pois é desse profissional que o mercado de trabalho precisa.Os educadores tradicionais podem até sobreviver às tecnologias, mas é imprescindível o momento em que vão precisar utilizar, pois como já foi dito, esta é uma sociedade em expansão. Além disso suas aulas podem ser consideradas monótonas e chatas, pois para os jovens é muito mais interessante navegar na internet do que ficar numa sala de aula, onde os materiais utilizados são o quadro e o caderno. Portanto deve-se criar um ambiente de aprendizagem interdisciplinar, acrescentando novos conhecimentos aos alunos. É necessário que o professor esteja aberto às mudanças, permitindo que o aluno divida seus conhecimentos, para que ele se torne um pesquisador do mundo atual, o mesmo precisa motivar os alunos a estudarem, ser interdisciplinar e principalmente inserir em sua prática não só a internet, mas outros tipos de tecnologias, para sairmos do marasmo e entrarmos numa educação interativa de troca e construção de conhecimentos!
    ANA RENATA GUEDES MENDES - 1º Período em Letras

    ResponderExcluir
  31. A SOCIEDADE DE CONHECIMENTO O impacto da tecnologia na sociedae, na cultura, na educação a tecnologia da imformação :aplicada a sistemas de imformaçao empresariais ,tecnologia convergentes - texto , audío ,vídeo e internet, a riqueza na transmissao de imformações e na interação de pessoas,pela agregassao das tecnologias de texto,aud~io e vídeo, com comversaçaõ face-to-face na internet,a internet vem sendo cada vez mais ultilizada como plataforma para aplicações empresariais da sociedade do conhecimento os professores devem seguir as regras que vem surgindo cada vez mais e acrescentando novos conhecimentos aos seus alunos. essas mudanças tem sido bom para os educadores de alunos.Andreza Bezerra letras primeiro PERÍODO

    ResponderExcluir
  32. A sociedade do conhecimento surgiu através dos avanços tecnológicos e científicos ,com objetivo de aumentar a produção e o capital.Com isso a educação adquiriu novas modalidades de ensino:vídeo aulas,ensino a distância utilizados no processo de ensino - aprendizagem .O perfil do professor contemporâneo é está apto para desenvolver seu trabalho de forma dinâmica e prática interagindo com os alunos tornado suas aulas bem agradáveis.Essa mudança trouxe muitos benefícios em todos os campos,é preciso está conectado a esse novo mundo da informação.

    Rosângela Gomes 2° período

    ResponderExcluir
  33. Surgiu no final da década de 90 e trouxe consigo a velocidade do tempo real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações. Cada vez mais, essas possibilidades tornaram-se alguns dos vetores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais, e a informação configurou-se como o principal ativo das empresas e países na busca por maior competitividade. Aos educadores compete cuidar que o conhecimento, além de não servir apenas ao mercado, se curve aos objetivos da educação, tendo em vista a necessidade de combater, mais do que a carência material, a pobreza política ou a ignorância historicamente produzida e mantida.
    Aluna :Danielle Freitas (1ª Período de Letras)

    ResponderExcluir
  34. A sociedade do conhecimento é o grande marco da técnologia na sociedade em que vivemos, e por meio delas que as pessoas estão antenadas a tudo aquilo que pode ser usado como um instrumento de ajuda para o homem... A sociedade do conhecimento traz informação e globalização as pesoas do nosso planeta.

    Wesley Lucas da Silva (1° período de Letras)

    Obs. Pago essa cadeira no 1° período de matemática na quarta-feira a noite.

    ResponderExcluir
  35. Boa Tarde Professor! Eu sou Maria das Graças do primeiro periodo de matemática.

    1ª A sociedade do conheçimento,é uma sociedade de imformação,que sempre trás para as pessoas novidades,sobre o mundo e a globalização e que sempre estamos aprendendo com ela.

    2ª A sociedade do conheçimento surgiu no final da década de 90,empregada,nos meios acadêmicos como alternativa que alguns preferem á sociedade de informação ; Mais sendo o conceito " socidade do conheçimento" mais preferivel ,já que expressa melhor a complexidade e o dinamismo das mudanças que estão ocorendo.

    3ª Revolução micro-eletronica ; No seculo XX, inventou-se a lâmpada,o automóvel e o telefone.

    4ª O professor deve aperfeiçoar seu aprendizado na era moderna,caminhando em rumo aos métodos criados pela globalização para assim poder interagir mais com os alunos e passando para eles um conheçimento mais desemvolvido.

    5ª A educação passa a transformar a vida dos alunos em processo permanente de aprendizagem.

    6ª Sim,podem sobreviver,estudando mais sobre as tecnologias para aplica-las em sala de aula.

    7ª Não se deixará de vez o marasmo das práticas tradicionas ,mais acrecentarão práticas tecnológicas em sala de aula para que o aluno avançe junto com a globalização.

    Desde já forte abraço!

    ResponderExcluir
  36. Sociedade do Conhecimento, conhecida também como Sociedade da Informação. Revolução ocorrida no século XX causou grandes impactos nas mais diversas áreas como: indústria, política, economia, comércio, cultural, social, educação, estabelecendo novas metodologias, capazes de transformar o sistema tradicional em um sistema inovador, atrativo, rápido, simples e eficaz. Portanto, afirma-se que a sociedade do conhecimento, surgiu para oferecer ao homem, ferramentas de alta qualidade, para que viéssemos desenvolver nossas potencialidades com segurança e eficiência. Esse é o avanço da tecnologia e comunicação que proporcionou mudanças radicais para um mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  37. olá professor sou Barbara do 1°período em mat

    A sociedade do conhecimento surgiu desde que o homem, deu conta que era capaz de construir,ferramentas para seu consumo e sobrevivência.
    É uma outra revolução ocorrida no passado, muito importante foi a tecnológica ,só que essas revoluções ainda não foram muito aceitas pois a diversos professores que ainda não acostumaram,com esse mundo do conhecimento. isso interfere muito, no cotidiano estudantil. pois a cada dia os alunos busca novos meio tradicionais para adquire conhecimentos.
    Bem devemos incentivar os professores a se especializar para dá mais qualidades, ao ensino pois estamos no mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  38. Sou Maria Janaina, aluna do 1° período de matemática

    A atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensível que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os países, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, a ponto de muitos autores afirmarem que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Não por acaso, uma das justificativas mais freqüentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos países, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento.

    ResponderExcluir
  39. 1°-a sociedade do conhecimento surgiu com a união dos estados unidos e a união européia a fim de planejar e concentrar esforços na construção de uma infra-estruturar da informação global onde empresas de grande porte usam da tecnologia para suas propagandas visando lucro.

    2°-primeira revolução tecnológica-no meio di século XIX
    Segunda revolução tecnológica-no inicio do século XX.

    3°-o professor deve usar a tecnologia como uma organização superior de práticas pedagógicas socializadora do saber.

    4°-por meio da tecnologia a aula fica mais rica de informação ,pela possibilidade de expor imagens,opiniões de outros pensadores pela internet e vídeos.

    5°-hoje em dia não há mais como pensar em uma didática conservadora porque o aluno vive na era digital,logo um professor desse tipo não se adaptaria e seria colocado as margens,dessa nova era que é a digital

    6°-as praticas tradicionais é considerada marasma pela falta de informação necessária para que haja uma inteiração mais proveitosa ,essa falta será saciada quando o educador usar da tecnologia no auxílio da aprendizagem

    Aluno:Danilo Francisco da Silva.
    Primeiro período de matemática.

    ResponderExcluir
  40. A sociedade do conhecimento começou com a chamada era da globalização,pois passa por uma fase de formação e expansão.A sociedade já passou por algumas transformações tecnológicas, primeiro a revolução agrícola, onde as pessoas deixaram a vida de nômades e passaram a estabelecer comunidades agrárias de forma mais permanente.No final do século 19,a revolução industrial mudou a vida das pessoas,geralmente elas precisavam ser alto suficientes,teciam as roupas e fabricavam os instrumentos de trabalho.A mudança para as máquinas significou muito para melhorar a vida de muita gente.
    E fando de mudanças tecnológicas na educação, é de extrema importância que educadores e alunos estejam empenhados para vivênciar este avanço, visando tão vasto campo de informaçao, que habilita-os a um grande crescimento educacional.
    Sabendo que o professor que não tomar iniciatva de se voltar para aprender e utilizar os novos recursos da tecnologia, ele estará sem perspectiva de enriquecer as suas aulas e não estará dando condições dos seus alunos crescerem.O uso da internet por exemplo,dá condições a alunos e professore de fazerem parte de um universo tão vasto,que é o da informação tecnológica. É dever de todo educador utilizar as novas tecnologias para o avanço da educação,o que precisa-se fazer está conectado com o momento dos avanços tecnológicos.

    ResponderExcluir
  41. Sociedade do Conhecimento é, em resumo, a combinação das configurações e aplicações da informação com as tecnologias da comunicação em todas as possibilidades. É importante destacar que seu espaço de abrangência vai além do mundo da internet, trazendo consigo a "tranformação" do mundo "inteligente" em todas as suas dimensões.

    Dayane dos Santos Borba, aluna do 1º Período de Matemática.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. A sociedade do conhecimento é utilizada, muitas vezes, no nosso cotidiano. As mudanças e as inovações tecnológicas ocorrem num ritmo tão acelerado, que além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas nas organizações. Para nós, esta nova era pressupões uma imensa oportunidade de disseminar democraticamente as informações, utilizá-las para gerar conhecimento que nos leve em direção a uma sociedade mais justa.

    Linael de Almeida Vasconcelos(1º P. de Matemática)

    ResponderExcluir
  44. O conhecimento adquirido pela sociedade através de estudos e experiência, com o passa do tempo, percebemos a mudança pela qual passa a sociedade por conta de toda essa tecnologia disponível que é a internet, TV, radio, etc. a tendência é aumentar cada vez, mas.

    ResponderExcluir
  45. Luciola Beatriz/ curso de matemáticater. abr. 26, 04:25:00 PM 2011

    Com base no que foi lido sobre a sociedade do conhecimento é importante afirmar que a mesma tem revolucionado de maneira muito positiva o desenvolviemtno da educação.

    ResponderExcluir
  46. A sociedade do conhecimento surgiu com a necessidade da humanidade evoluir culturalmente, tecnologicamente, enfim globalizar as informações. Existiram ainda três evoluções tecnológicas que aconteceram entre os séculos XIX e XX. O perfil do professor tem que ser "Inovador", ou seja, utilizar-se de métodos que consiga atrair o aluno para sala de aula e interar-se das novas tecnologias, fazendo uso das mesmas, desse modo sua aula fica dinâmica e interativa, não fugindo do foco principal: Troca de conhecimento.
    Eduardo Ferreira dos Santos, 1° período de matemática noite.

    ResponderExcluir
  47. • Como surgiu a Sociedade do Conhecimento?
    Sociedade do conhecimento ou Nova economia, surgiu no fim do Século XX vinda da expressão Globalização.Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.
    • Que outras revoluções tecnológicas já ocorreram EM SÉCULOS PASSADOS?
    A Revolução Industrial constituiu um marco significativo na História do mundo ocidental por ser considerado o ponto de partida de uma série de mudanças no cotidiano moderno. Os efeitos da substituição no trabalho manual pelo trabalho do homem manobrando aparelhos complicados trouxeram uma carga hereditária ostensiva para a vida em sociedade. Deste ponto, surgiram revoluções na demografia, na agricultura no Comércio, nos transportes e principalmente nos princípios empresariais de administração com relação à inovação da produtividade.
    • Na sua opinião, como traçaria o novo perfil do professor, nessa nova "Sociedade da Informação"?
    O professor tem mais ferramentas a sua disposição para implantar em sala de aula e na vida interação com seus alunos também fora dela. Então o perfil está no sentido de interacionismo com seus alunos, devido as novas tecnologias.
    • O que muda na educação com as Novas Tecnologias em sala de aula?
    Muda mais a ligação entre aluno e professor. As novas tecnologias tornaram ambos mais próximos. Você hoje pode tirar uma duvida com seu professor via email.
    • Na sua opinião, como os educadores resistentes a essas mudanças podem
    sobreviver com as suas didáticas tradicionais?
    Serão ultrapassados pelos mais atualizados, devido ao fato das pessoas viverem na era da informação e da tecnologia como a Internet.
    • O que fazer para deixar de vez o marasmo das práticas tradicionais, em sala de aula, diante de uma nova Sociedade que respira tecnologia?
    Procurar sempre está atualizado no que está acontecendo nesse mundo globalizado e voltado para a tecnologia. E implantar em suas aulas esse conhecimento adquirido para poder chamar a atenção dos seus alunos.

    Argemiro Alves Otix

    ResponderExcluir
  48. Em um mundo moderno a única ceteza é a mundança apenas o conhecimento é uma fonte segue de vantagens competiva.A sociedade do saber é fundamentada no principio que o conhecimento constitua o maior elemento do desenvolvimento da atividade humana isso significa se quizermos realmente ser competitivos teremos que mudar o nosso modo de entender, agir o esforço do professor a investir na formação profissional é continua.
    josivalda Rodrigues (mat 1º periodo)

    ResponderExcluir
  49. Há tempos atrás a sociedade tinha dificuldade de informações existia mais reduzida como, por exemplo, o radio a TV veio depois por isso que a sociedade naquela época tinha dificuldade de informação, hoje é diferente.
    O conhecimento adquirido pela sociedade através de estudos e experiência, com o passa do tempo, percebemos a mudança pela qual passa a sociedade por conta de toda essa tecnologia disponível que é a internet, TV, radio, etc. a tendência é aumentar cada vez, mas.
    Todo tipo de informação a sociedade tem, cabe cada um buscar o conhecimento para ficar atualizado, eu acredita que a sociedade do conhecimento fica mais preparada para discutir debater e exigir os seus direitos, em qualquer área.
    Eu viso hoje que o professor bem informado ele faz a diferença porque a sociedade observa ele. A minha opinião é essa
    Aluno: Jose Hermes correia de morais
    1° período de matemática

    ResponderExcluir
  50. José Carlos da Costater. abr. 26, 04:59:00 PM 2011

    Com o surgimento dos computadores e globalização surgiu a sociedade do conhecimento, modernizando a vida cotidiana das pessoas. Introduzida, de uma forma mais profunda, na área da educação só ns últimos anos, a tecnologia vem obrigando, cada vez mais, a atualização dos professores, que precisam introduzir coisas novas na sala de aula ultilizando as novas
    tecnologias. Os professores tradicionais, no meio de tantas modernizações, precisam enriquecer as aulas apenas com as suas metodologias antigas, fazer com que as aulas sejam diferentes sem usar nada de diferente, modernizar os metódos antigos para que os alunos se interessem mais.
    Outras revoluções tecnologicas já ocorreram em séculos passados, as revoluções industriais facilitou muito o dia a dia das pessoas com transportes mais rápidos, por exemplo, que transportava mercadorias além de passageiros.
    Com as novas tecnologias a sociedade entra em um novo mundo, com muito a oferecer para as novas gerações.

    José Carlos da Costa ( matemática/ 1°periodo)

    ResponderExcluir
  51. A sociedade do conhecimento surgio no final do seculo xx e continua presente até hoje,com a chegada da modernidade o professor deve se adaptar se aperfeiçoar levando para a sala de aula e o dia a dia.Rosildo de santana silva (mat1ºperiodo)

    ResponderExcluir
  52. Nos dia de hoje é impossível pensar em viver sem tecnologia, principalmente na educação um professor tem que se aperfeiçoar com novas descoberta para que a sala de aula seja um ambiente agradável e satisfatório tanto para o professor quanto para o aluno diante de tantas oportunidades temos que mudar o nosso meio de ensino e avançar de acordo com a tecnologia.
    Verônica de Cassia Almeida Santos ( mat 1º período

    ResponderExcluir
  53. Hoje para ter um bom conhecimento só precisa ter um bom auto estima e querer, pois as trocas de ideias só depende do professor para ter um melhor conhecimento e se aperfeiçoar nas tecnologias do dia a dia.
    Georgiana Vicente Costa da silva ( mat 1º período )

    ResponderExcluir
  54. A sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação, atribuindo-lhe várias designações, entre elas a Sociedade da Informação.

    Este novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade da Informação avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.

    José Leonardo 1° período de matemática

    ResponderExcluir
  55. boa tarde prof sou welington 1º periodo de matemática...
    A sociedade sempre foi do conhecimento, como também da informação e da comunicação,os contexto da sociedade do conhecimento, sua prática e suas reflexões. Ao se aludirem essas idéias
    percebe-se que a universidade necessita inovar suas metodologias e práticas, contemplando a prática e é importante que haja essa integração dos profissionais educacionais na sociedade do conhecimento.

    ResponderExcluir
  56. 1° A Sociedade do Conhecimento Surgiu no final da década de 90, como uma expressão aplicada nos meios Acadêmicos como alternativa para alguns que preferem a sociedade da informação.

    2° Uma Grande Revolução que ocorreu no passado, foi a Revolução Industrial, onde o trabalho Manual, por trabalhos onde poderiam ser feitas por Maquinas, que mudaram muito o comercio, a agricultura.

    3° O professor dessa era seria bem melhor dos que os antigos, pois se ele souber usar essa tecnologia ao seu favor, de forma correta, conseguira dar aulas realmente boas e bem elaboradas.

    4° A educação muda em diversos postos, pois da alternativa aos alunos que não tiveram contato com essa tecnologia a ter acesso, passa a melhorar as capacidades daqueles que já a tinham no seu Convívio.

    5° Bom os profissionais que tinham as suas didáticas tradicionais, terão que se atualizar a essa nova tecnologia, mudar seus modos de ensinar, não completamente, mas passar a usar essa tecnologia a seu favor, como modo, mas fácil de passar seus conhecimentos aos seus alunos em sala de aula.

    6° O Marasmo dessas Praticas não irão ser abandonadas totalmente, porem terá que se atualizar a essas novas tecnologias, para o bem da aprendizagem, e o bem de seus alunos em sala de aula, tornar para eles as coisas, mas acessíveis e introduzir lhes mais conhecimentos.

    Aluno: William Rangel de Barros Silva
    Curso: Lincenciatura Plena em Matemática - 1° Período

    ResponderExcluir
  57. A sociedade do conhecimento surgi a partir do
    momento em que o homem senti a nessecidade de
    manter informado para sua existência.O professor
    como profissional deve sempre está atualizado em relaçõ aos avanços tecnologicos ,onde atraves das tecnologias da informção ele iduzirá seu aluno á um ambiente bem mais propissil ao seu aprendizado acabando de vez com tradicionalismo ainda xistente em sala de aula.


    Elton Carlos Pereira de Lima
    1ºPERIODO DE MATEMÁTICA

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Profº sou José Michel Benício Belo, 1º Período de Matemática, Sociedade do Conecimento, vem sendo implementado nos últimos tempos nos diferentes cenários da cultura mundializada. Os princípios dessa sociedade trazem em si estampadas as modernas e dinamicamente evolutivas práticas e modelos de ação dos países mais avançados do globo. Nela as complexas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso aos múltiplos conjuntos de Informações relegam a maior parte das nações a situação idêntica a que vivencia um espectador do interior de um pais periférico.

    ResponderExcluir
  59. Identifica as novas ferramentas da
    informação geradas pela informática expandiram-se rapidamente e provocaram mudanças tão espetaculares que
    o conhecimento tornou-se matéria-prima essencial na sociedade da informação. Objetiva ressaltar como as novas
    tecnologias da informação passaram a exercer uma enorme influência na sociedade sendo um importante papel
    na transformação e difusão do conhecimento.de modo que na educação o tecnológia esta facilitando cada vez mais o trabalho do professor e tambem melhorando o aprendizado do aluno.(Nilton Cezar 1° Período mat.)

    ResponderExcluir
  60. Claiton Marcos de Santanaqua. mai. 11, 04:12:00 PM 2011

    Na Sociedade do Conhecimento, as mudanças e as inovações tecnológicas ocorrem num ritmo tão acelerado, que além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas nas organizações. Para nós, esta nova era pressupões uma imensa oportunidade de disseminar democraticamente as informações, utilizá-las para gerar conhecimento que nos leve em direção a uma sociedade mais justa. Pressupõe continuarmos estudando...

    Claiton Marcos de Santana

    ResponderExcluir
  61. Vanderlânio José Ferreiraqua. mai. 11, 04:37:00 PM 2011

    O conhecimento está disperso na sociedade, na caberça das pessoas, nas instituições, onos agentes econômicos, etc. Os conhecimentos produzidos pela sociedade são considerados como um bem comum, algo a que todos podem e devem ter acesso a fim de que cada indivíduo possa
    atingir seu pleno desenvolvimento pessoal e a humanidade, como um todo, possa atingir
    padrões aceitáveis de convivência e solidariedade, fortalecendo o respeito pelos direitos
    humanos e pelas liberdades fundamentais.
    As mudanças que o final do século XX vivenciou constituem uma
    verdadeira revolução. A história da vida pode ser tomada como uma série de
    situações estáveis, pontuadas em intervalos raros por eventos importantes que ocorrem
    com grande rapidez e ajudam a estabelecer a próxima era estável.
    Com a nova tecnologia a educação fica mais ampra, os alunos vão ter mais interece na aulas, os educadores que não querer adiquirir amudansa vai se prejudicar, pois temos que levar a tecnologia para as salas de aulas.

    ResponderExcluir
  62. a Sociedade do conhecimento surgiu atraves de varias conquistas na aréa.especialmente da tecnologia tambem sobre saindo as revoluções tecnologicas nas aréas da agricultura,e ciencia o professor leve o caso momento se capacitar através das novas tecnologia existentes o que se da uma criatividade e um conhecimento mais centralizado.Não podemos nos os profissionais buscarem fica sem essas novas informações o que nos deixa para traz termos o caso momento estamos atento a novas informações o que contibrui a cada dia para um bom desenvolvimento acadêmico.
    (por causa que eu não estava conseguindo posta o comentario eu com a permisão do meu amigo josé welington eu postei pelo email dele prof maciel) sou Manoel Gomes Ferreira Neto do 1º periodo de matemática

    ResponderExcluir
  63. boa tarde prof sou josé welington da fonseca 1º periodo de matemática... mandei de volta por causa que não tinha colocado o meu nome completo.

    A sociedade sempre foi do conhecimento, como também da informação e da comunicação,os contexto da sociedade do conhecimento, sua prática e suas reflexões. Ao se aludirem essas idéias
    percebe-se que a universidade necessita inovar suas metodologias e práticas, contemplando a prática e é importante que haja essa integração dos profissionais educacionais na sociedade do conhecimento.

    ResponderExcluir
  64. Boa Noite, professor sou José Michel Benício Belo, Respostas das perguntas supra citadas.

    1º A Sociedade do conhecimento surgiu no final da década de 90, trouxe consigo a velocidade do tempo real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações. Cada vez mais essas possibilidades tornaram-se alguns dos vetores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais e a informação configurou-se como o principal ativo das empresas e países na sua busca por maior competitividade.

    ResponderExcluir
  65. Boa Tarde professor, sou José Michel Benício Belo, 1º Período de Matemática, continuação das pergundas supra.

    2º No século passado houve outra revolução tecnólogica, foi a Revolução Industrial, onde o trabalho Manual deixou de ser feito, e foi transferido por máquinas, tendo o comércio, a agricultura e outros um grande avanço.

    3º O Professor Tradicional é basicamente a única fonte de conhecimento e suspostamente, a aprendizagem também se dá no ritmo estabelecido por ele, hoje com a sociedade da informação no ensino aprendizagem a distância, o aluno já traz para o ambiente da interação pedagogica, sala de aula, forum virtuais, redes de relacionamento etc.

    4º Muda o eixo do ensino para optar pelos caminhos que levam ao aprender, através da tecnologia, isso faz com que o nosso aluno pesquise e tenha o seu senso crítico.

    5º Na didatica tradicional o educador detinha todo conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado, com as novas mudanças tecnologicas hoje ele ensina a nossos alunos a pensar, a questionar, a pesquisar e apreder a ler a nossa realidade para que possam construir opniões próprias.

    6º O Marasmo das práticas tradicionais não irá acabar totalmente, porém tem que seguir a mudança da globalização para o bem da aprendizagem.

    Professor enviei em anônimos, pois a cota do Google está com problema.

    ResponderExcluir
  66. Mauro Cesar Rodrigues de Mourasex. jun. 03, 04:08:00 PM 2011

    A noção de "Sociedade do Conhecimento" surgiu no final da década de 90. É empregada, particularmente, nos meios acadêmicos como alternativa que alguns preferem "Sociedade de informação".
    Desde os prinordidos da humanidade mudanças significantes acontecem no seio da civilização. Acontecimentos como: a descoberta do fogo, a invenção da escrita serviram como alavanca para o crescimento da sociedade primtiva e antiga, bem que podemos consdiderar como grandes revoluções para o desenvolver de uma comunidade simples num processo de evolução, porém, atentemos como revolução propriamente dita, a primeira revolução tecnologica e viria a impulsionar a civilização como amplo alcance nas mudanças foi mesmo a "Revolução Agrícola" que começou no periodo neolítico e se estendeu até os dias de hoje. Em seguida veio a revolução das grandes navegações em que proporcionou um novo deslumbre do conhecimento. Na modernidade aconteceu a grande Revolução Indutrial, seguida por suas sequentes modalidades a segunda e a terceira revolução industrial.
    Na pós-modernidade estamos vivenciando a tal explosão que é a revolução da informação, em que a velocidade do conhecimento se propaga a uma velocidade jamais comparada a outras, por conta da sua capacidade de abrangência.
    Estamos diante de uma ferramenta poderosa de produção de conhecimento e não podemos se amedrontar com o novo, portanto se adptar as novas tendências de conhecimento e apicá-las. Conhecer,reaprender,para aprender a ensinar. As transformações são evidentes na educação, em contra partida, de saberes que são mais absorvidos por uma nova sociedade que cada vez cresce no meio tecnológico. A maior forma de mudar o tradicional é de fato a adptação as novas tecnologias que, cada vez mais, se expande na sociedade.

    ResponderExcluir
  67. Sociedade do conhecimento

    Ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar-se, deste modo melhorar seus padrões atuais de vida. Diante das criações há um desenvolvimento tecnológico, a sociedade vem evoluindo de maneira que abrange um desenvolvimento social e econômico, onde a informação, como meio de cração de conhecimento desempenha um papel fundamentla na produção de riquezas e na contribuição para o bem estar e qualidade de vida dos cidadãos.
    (Edjane Cândido - 1º Período em Letras)

    ResponderExcluir