sábado, 28 de setembro de 2013

ESCOLA PITAGÓRICA


Os pitagóricos foram muito importantes no desenvolvimento da matemática grega. A sua vez, a matemática influenciou sua posição filosófica concebendo que os números são os princípios de todas as coisas. Aristóteles afirma na Metafísica:
èos denominados pitagóricos captaram por vez primeira as matemáticas e, além de desenvolvê-las, educados por elas, acreditaram que os princípios delas eram os princípios de todas as coisas. Como os números eram, por natureza, os princípios delas [...] e apareciam os números como primeiros em toda a natureza, pensaram que os elementos dos números eram os elementos de todas as coisas.
(Aristóteles, Metafísica, A5, 985b23–986a2). 


O Teorema de Pitágoras –
A soma do quadrado dos catetos de um  triângulo retângulo é igual ao quadrado da hipotenusa..



A ESCOLA JÔNICA

A escola Jônica originou-se na cidade de Mileto, na costa da Ásia Menor, que, por ser um centro mercantil, estava em contato constante com as antigas civilizações orientais. Pertencem à cultura cosmopolita desta cidade três filósofos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Mileto, Berço da Filosofia - Tudo começou na Ásia Menor, na parte então ocupada pelos gregos, quando ali prosperava uma federação de 12 cidades jônicas, entre as quais Mileto, a que se situava mais ao sul, em uma baía de fácil acesso.
Inicialmente, a partir do séc. VIII a.e.c era Mileto a mais próspera das mencionadas cidades.
Era ainda uma cidade grega independente, quando nela se celebrizou Tales, como primeiro filósofo. Continuava ainda independente, no curso da vida de seus sucessores Anaximandro e Anaxímenes, e escrevem os historiadores Cadmo e Hecateo.
Depois da conquista persa de toda a Ásia Menor, acontecida em 548 a.e.c., continua ainda a prosperidade de Mileto. Mas, em 494 a.e.c., quando a cidade se fez o centro principal da frustrada revolução contra o domínio da Pérsia, foi destruída. Embora se fizesse a reconstrução, Mileto jamais retomará a antiga prosperidade e importância. Nem voltarão a ela os filósofos.


Os outros filósofos jônicos, que por contraste formarão a Escola Jônica nova, nascerão mais ao norte de Mileto, e foram: Heráclito de Efeso, Anaxágoras de Clasomene. A eles se anexou, por homogeneidade de pensamento, o ocidental Empédocles de Agrigento, situado cronologicamente entre os dois precedentes.


Ainda outros filósofos nascerão na Jônia: Pitágoras de Samos, Melisso de Samos, Xenófanes de Colófon. Estes emigrarão para o Ocidente, ou seja para as então cidades gregas no Sul da Itália, onde formavam a assim chamada Magna Grécia..
 
A destruição da cidade em tempo tão antigo resultou também na perda de todos os documentos de sua história. Quase nada restou para reconstruir a história de sua cultura e de suas relações com as demais cidades gregas de em torno do Mediterrâneo.

A expressão de Teofrasto, que diz "antecessores de Tales" é muito genérica. Poderá significar os teólogos dos mitos e não os filósofos.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ATENÇÃO TURMA - GESTÃO DE PESSOAS 3º PERÍODO: SEJA BEM VINDA A ESTE SÍTIO DE CONHECIMENTO E DE INTERATIVIDADE!

 FAINTVISA 41 ANOS FORMANDO GERAÇÕES!
SISTEMA DE REMUNERAÇÃO
CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Vimos na aula dessa noite 18 de setembro 2013
Conceitos  de Remuneração
1.Parte de um sistema de recompensas, expressa na contrapartida econômica e/ou financeira de um trabalho realizado pela pessoa (DUTRA, 2002).
2.Componente econômico de contraprestação do trabalho composto por salário total e benefícios (MARRAS, 2007).
3. Subsistema  que busca conhecer profundamente o conjunto de cargos da empresa, no que diz respeito aos requisitos mínimos estabelecidos . 


Visa atribuir, com segurança, um valor relativo a cada cargo, que se traduza em valor absoluto justo, compatível com a estrutura de cargos da empresa, suas disponibilidades e com o mercado de trabalho concorrente. A remuneração compreende os salários e os benefícios oferecidos.





COMPONENTES DA REMUNERAÇÃO
1.SALÁRIO: parte fixa da remuneração paga em dinheiro e de forma regular;
2. BENEFÍCIO: conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários;
3. REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: participação nos lucros e resultados, participação acionária, gratificações, comissões, hora extras, bônus, entre outros.
CONTEXTO DA ÁREA DO RH


1. Cuidar da qualidade de vida dos empregados;
2. Melhorar os resultados organizacionais por meio
    de programas que implantem e mantenham a
     qualidade e a produtividade desses empregados

ARH - Capacidade humana e organizacional; o enfrentamento e a aplicação de mudanças, a manutenção e o estímulo à motivação no trabalho e a qualidade total na organização.



ARHE- Recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; Cargos e salários; higiene, medicina e segurança do trabalho; benefícios; ambulatório médico; contencioso trabalhista; relações trabalhistas, sindicais; segurança patrimonial...



Estas Gestões não são excludentes mas, ao contrário se complementam.

O profissional da área de Cargos & salário
Analista de C&S Júnior
Analista de C&S Pleno
Analista de C&S Sênior
Função de:
~experiência no cargo;
~complexidade das tarefas;
~conhecimentos;
~responsabilidades.

Analista de C&S Júnior
Profissionais que respondem pelas tarefas menos complexas-(recém formados).
Manutenção de bancos de dados; Serviços logísticos ou operacionais em pesquisas salariais; digitação e cálculos de pequena complexidade em planilhas eletrônicas; redação inicial de descrições
 Analista de C&S Pleno
Profissionais que respondem pelas tarefas média complexidade.Projetos complexos de pesquisas salariais; ciclos de análise de funções  e de análise de cargos; aplicação e manutenção de políticas de remuneração
da empresa; contatos com instituições externas de C&S; cálculo de reajuste Salarial e outros que requeiram conhecimentos matemáticos e estatísticos; Análises estatísticas e comparativas internas e externas (mercado e empresa).
Analista de C&S Sênior
Profissionais que detém os conhecimentos finais da área,
atingiu o topo de suas habilidades analíticas e técnicas, as quais lhes permitem tomada de decisões em sua área de trabalho.A análise da estrutura organizacional; a proposição de políticas ou mudanças nas políticas de remuneração; representação da área em comissões internas de estudos referente a cargos e/ou salários; a responsabilidade pela qualidade das pesquisas salariais e de Mercado realizadas pelos A. plenos; fornecimento de informações sobre a política salarial da empresa ou entidades do mercado.

 Para atingir a  senioridade (max experiência), o profissional de C&S deve possuir as seguintes características:
~alto grau de julgamento e iniciativa; 
~excelente nível de redação e expressão;
~profundo conhecimento de todas as áreas da empresa; ~habilidade para relacionar-se e entrevistar pessoas em todos os níveis; ~aguçado senso analítico e de planejamento;~bom conhecimento do mercado e seus agentes~domínio perfeito de estatística e  cálculos matemáticos  aplicados(MARRAS, 2002).