sexta-feira, 3 de junho de 2011

II WORKSHOP DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-FAINTVISA

ENCONTRO REUNIU MAIS DE 400 ALUNOS DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (PELA MANHÃ DO DIA 12/MAIO)DA ESCOLA DE APLICAÇÃO Bel. MÁRIO BEZERRA, AO ENSINO SUPERIOR, COMO DAS LICENCIATURAS, PSICOLOGIA E PEDAGOGIA, NA TRANSPOSIÇÃO DO FILME "AGORA" - COM DESTAQUE PARA HYPATIA DE ALEXANDRIA - PERSONAGEM PRINCIPAL - DA NOSSA HOMENAGEM.
HIPATYA DE ALEXANDRIA
MATEMÁTICA E ASTRÔNOMA


MORREU PELA CIÊNCIA: “A TERRA NÃO É PLANA, É REDONDA E GIRA EM TORNO DO SOL”. MAS A IGREJA A CONDENOU À MORTE POR ISTO.


                      ÁGORA ( 391 d.C. )
        No segundo dia do evento, temas como: “Laboratórios de Ensino: ambiente de aprendizagem de Matemática ” e “Jogos Matemáticos na sala de aula” foram comandados pela Profª Mestra Gracivane Pessoa;
 Violência contra o professor em sala de aula (Mesa Redonda)com a presença do Prof. Dr. Luciano da Fonseca Lins (Psicologia) e do Prof. Severino Torres Chalenga (Geografia).

JOGOS E OUTROS MATERIAIS CONCRETOS FORAM APRESENTADOS COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS GRADUANDOS E DOCENTES.
A Educação Matemática tem respondido às questões "O que ensinar?", "Por que ensinar?", "Como ensinar?". Seu papel é fornecer ferramentas para a construção do conhecimento futuro. E isto é feito a partir do domínio do conhecimento presente.


O jogo, segundo Manoel Oriosvaldo de Moura, é uma estratégia para propiciar a aprendizagem. Você já pensou em combinar jogo e resolução de problemas para ensinar matemática aos seus alunos?
Nesse contexto, além dessa ideia, você poderá refletir sobre os tipos de jogos:                           o desencadeador de aprendizagem e o de aplicação.


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