sábado, 28 de setembro de 2013

A ESCOLA JÔNICA

A escola Jônica originou-se na cidade de Mileto, na costa da Ásia Menor, que, por ser um centro mercantil, estava em contato constante com as antigas civilizações orientais. Pertencem à cultura cosmopolita desta cidade três filósofos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Mileto, Berço da Filosofia - Tudo começou na Ásia Menor, na parte então ocupada pelos gregos, quando ali prosperava uma federação de 12 cidades jônicas, entre as quais Mileto, a que se situava mais ao sul, em uma baía de fácil acesso.
Inicialmente, a partir do séc. VIII a.e.c era Mileto a mais próspera das mencionadas cidades.
Era ainda uma cidade grega independente, quando nela se celebrizou Tales, como primeiro filósofo. Continuava ainda independente, no curso da vida de seus sucessores Anaximandro e Anaxímenes, e escrevem os historiadores Cadmo e Hecateo.
Depois da conquista persa de toda a Ásia Menor, acontecida em 548 a.e.c., continua ainda a prosperidade de Mileto. Mas, em 494 a.e.c., quando a cidade se fez o centro principal da frustrada revolução contra o domínio da Pérsia, foi destruída. Embora se fizesse a reconstrução, Mileto jamais retomará a antiga prosperidade e importância. Nem voltarão a ela os filósofos.


Os outros filósofos jônicos, que por contraste formarão a Escola Jônica nova, nascerão mais ao norte de Mileto, e foram: Heráclito de Efeso, Anaxágoras de Clasomene. A eles se anexou, por homogeneidade de pensamento, o ocidental Empédocles de Agrigento, situado cronologicamente entre os dois precedentes.


Ainda outros filósofos nascerão na Jônia: Pitágoras de Samos, Melisso de Samos, Xenófanes de Colófon. Estes emigrarão para o Ocidente, ou seja para as então cidades gregas no Sul da Itália, onde formavam a assim chamada Magna Grécia..
 
A destruição da cidade em tempo tão antigo resultou também na perda de todos os documentos de sua história. Quase nada restou para reconstruir a história de sua cultura e de suas relações com as demais cidades gregas de em torno do Mediterrâneo.

A expressão de Teofrasto, que diz "antecessores de Tales" é muito genérica. Poderá significar os teólogos dos mitos e não os filósofos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário