quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ATENÇÃO TURMA - GESTÃO DE PESSOAS 3º PERÍODO: SEJA BEM VINDA A ESTE SÍTIO DE CONHECIMENTO E DE INTERATIVIDADE!

 FAINTVISA 41 ANOS FORMANDO GERAÇÕES!
SISTEMA DE REMUNERAÇÃO
CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Vimos na aula dessa noite 18 de setembro 2013
Conceitos  de Remuneração
1.Parte de um sistema de recompensas, expressa na contrapartida econômica e/ou financeira de um trabalho realizado pela pessoa (DUTRA, 2002).
2.Componente econômico de contraprestação do trabalho composto por salário total e benefícios (MARRAS, 2007).
3. Subsistema  que busca conhecer profundamente o conjunto de cargos da empresa, no que diz respeito aos requisitos mínimos estabelecidos . 


Visa atribuir, com segurança, um valor relativo a cada cargo, que se traduza em valor absoluto justo, compatível com a estrutura de cargos da empresa, suas disponibilidades e com o mercado de trabalho concorrente. A remuneração compreende os salários e os benefícios oferecidos.





COMPONENTES DA REMUNERAÇÃO
1.SALÁRIO: parte fixa da remuneração paga em dinheiro e de forma regular;
2. BENEFÍCIO: conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários;
3. REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: participação nos lucros e resultados, participação acionária, gratificações, comissões, hora extras, bônus, entre outros.
CONTEXTO DA ÁREA DO RH


1. Cuidar da qualidade de vida dos empregados;
2. Melhorar os resultados organizacionais por meio
    de programas que implantem e mantenham a
     qualidade e a produtividade desses empregados

ARH - Capacidade humana e organizacional; o enfrentamento e a aplicação de mudanças, a manutenção e o estímulo à motivação no trabalho e a qualidade total na organização.



ARHE- Recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; Cargos e salários; higiene, medicina e segurança do trabalho; benefícios; ambulatório médico; contencioso trabalhista; relações trabalhistas, sindicais; segurança patrimonial...



Estas Gestões não são excludentes mas, ao contrário se complementam.

O profissional da área de Cargos & salário
Analista de C&S Júnior
Analista de C&S Pleno
Analista de C&S Sênior
Função de:
~experiência no cargo;
~complexidade das tarefas;
~conhecimentos;
~responsabilidades.

Analista de C&S Júnior
Profissionais que respondem pelas tarefas menos complexas-(recém formados).
Manutenção de bancos de dados; Serviços logísticos ou operacionais em pesquisas salariais; digitação e cálculos de pequena complexidade em planilhas eletrônicas; redação inicial de descrições
 Analista de C&S Pleno
Profissionais que respondem pelas tarefas média complexidade.Projetos complexos de pesquisas salariais; ciclos de análise de funções  e de análise de cargos; aplicação e manutenção de políticas de remuneração
da empresa; contatos com instituições externas de C&S; cálculo de reajuste Salarial e outros que requeiram conhecimentos matemáticos e estatísticos; Análises estatísticas e comparativas internas e externas (mercado e empresa).
Analista de C&S Sênior
Profissionais que detém os conhecimentos finais da área,
atingiu o topo de suas habilidades analíticas e técnicas, as quais lhes permitem tomada de decisões em sua área de trabalho.A análise da estrutura organizacional; a proposição de políticas ou mudanças nas políticas de remuneração; representação da área em comissões internas de estudos referente a cargos e/ou salários; a responsabilidade pela qualidade das pesquisas salariais e de Mercado realizadas pelos A. plenos; fornecimento de informações sobre a política salarial da empresa ou entidades do mercado.

 Para atingir a  senioridade (max experiência), o profissional de C&S deve possuir as seguintes características:
~alto grau de julgamento e iniciativa; 
~excelente nível de redação e expressão;
~profundo conhecimento de todas as áreas da empresa; ~habilidade para relacionar-se e entrevistar pessoas em todos os níveis; ~aguçado senso analítico e de planejamento;~bom conhecimento do mercado e seus agentes~domínio perfeito de estatística e  cálculos matemáticos  aplicados(MARRAS, 2002).



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