terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SEMEANDO MULTIDISCIPLINARIDADE – CONTEXTUALIZANDO NA HISTÓRIA A ORIGEM DA MATEMÁTICA.


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INTRODUÇÃO: O ensino com pesquisa tem conquistado espaço em grande parte das unidades escolares equipadas com laboratório de Informática. As Novas Tecnologias têm trazido motivação nas práticas da aprendizagem quando levadas a ambientes via rede de computadores, reforçado por grande parte de alunos, que já vêm praticando jogos em rede com Internet pelos bairros, trazendo consigo experiência, ajudando seus colegas e socializando conhecimentos nos laboratórios das suas escolas. Tentando aproximar a Matemática da História e motivando os alunos com a Informática e a contribuição de Português, objetivamos os alunos a criar uma mídia com papel modelo A4 em modo paisagem e formatado com três colunas em ambas as faces. Pretendemos, com isso, fazer cada aluno criar um texto resumo de pesquisa em estilo folder com duas dobras, fatos que possivelmente estão ligados à origem da Matemática através dos primeiros passos do homem na arte de contar e de medir; buscar através de páginas em números de sites limitados e pré-fixados, o hábito da procura da informação através da rede mundial de computadores como forma virtual de pesquisar textos e imagens características fornecidas por aqueles sites.
METODOLOGIA: A experiência foi realizada no laboratório da UTEC-3-Recife. Quatro turmas (3º Ciclo - 1º ano, 7ª série) foram mobilizadas das Escolas OML e VG, 32 alunos por sorteio, recebendo um treinamento de 8 horas para familiarização e aquisição de material histórico com a Internet e comandos específicos de editores de textos eletrônicos, no laboratório de Informática da FUNESO-Olinda. Destes, nove alunos (M, N, O, P, Q, R, S, T, U) foram mais uma vez sorteados para a aula experimental. Dez computadores e uma impressora estavam disponíveis. Seis sites pré-fixados formaram o universo da pesquisa. Com material selecionado e resumido, seus professores de Português contribuíram com as devidas correções. Feito isto, cada texto estava preparado para ser utilizado na confecção de seu folder. As imagens, que seriam contidas, ainda poderiam ser pesquisadas no dia do experimento. Os alunos poderiam escolher folhas A4 de cores rosa, verde ou branco para impressão. Com duração de 100 minutos, cada adolescente teria que editar o seu folder nos editores Microsoft Word e Br-Office. A princípio, projetamos imprimir todos os trabalhos dentro do tempo estimado. A avaliação foi contínua. Registrou-se 80% dos trabalhos em vídeo para verificações necessárias.
RESULTADOS: Verificou-se, desde o início dos trabalhos, uma preocupação maior por parte dos alunos, com os comandos dos editores de textos, menosprezando um pouco a atenção na qualidade do material pesquisado. Muitos erros de Português encontrados nos materiais dos sites, trouxeram dificuldades para o entendimento dos mesmos, acrescentem-se ainda os termos exóticos ou pré-históricos. P, Q e R interessaram-se, também, pela parte mitológica da história, pois os detalhes e curiosidades os levaram despertar mais motivação pela pesquisa e seus textos foram mais exaustivos. Com bastante cuidado os alunos trataram as figuras com muita importância na confecção dos seus folders. N e O ainda apresentaram dificuldades com mouses. Alguns comandos do editor de texto Br-Office para O, R e S exigiram ajuda de alguns companheiros. Por outro lado, a concentração, o interesse e a vaidade com o visual de seus trabalhos fizeram sentir a responsabilidade e a motivação dos alunos em suas tarefas. Segundo a maioria deles, o editor BR do Linux levou ligeira vantagem diante do Word do Windows quando tratou de comandos para melhorar a estética com menor esforço na construção de mídias como aqui exploradas.
Terminadas as atividades, faltavam apenas 5 minutos para serem impressos os trabalhos. O que não foi possível.
CONCLUSÕES: A multidisciplinaridade, o ensino com pesquisa e a contextualização na aprendizagem puderam demonstrar que é possível, junto às Novas Tecnologias, construir uma ferramenta bastante produtiva na arte de educar: a motivação. Pudemos perceber, entretanto, que a Informática é um instrumento ainda difícil de ser trabalhado com naturalidade, pois necessita de muitos detalhes, de muito empenho, de planejamento e de professor que tenha coragem e preparo para tanto.
Tentamos aproximar a Matemática da História, do Português, da Informática e da Arte e encontramos um aluno motivado. A Origem da Matemática pôde colaborar num contexto virtual e a biblioteca em rede – fato novo – mostrou curiosidades que facilitaram esta aproximação.
O ensino com pesquisa despertou o interesse dos alunos, pois aprenderam fazendo, resolveu um dos maiores problemas de sala de aula dos nossos dias: motivação e atenção destes para o aprendizado. Por outro lado, a Internet requer muitos cuidados para se trabalhar este ensino. Grande parte de material fornecido pode ser de origem duvidosa e o professor deve planejar com antecedência a seleção de conteúdos e sites idôneos às atividades dos alunos.
Geografia, Ciências ou Biologia poderiam participar da próxima pesquisa. Adote este desafio.

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