sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

OPERAÇÕES COM DECIMAIS: UMA INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DO SOFTWARE SUPERMERCADO


INTRODUÇÃO: Com o advento das novas tecnologias, a escola ganhou mais um aliado – o computador –, que trouxe novas possibilidades para sala de aula. Jogos trazem motivações, simulações de situações, as quais trazem significado aos conteúdos para alunos, tornando-se ferramentas facilitadoras no processo ensino-aprendizagem.
Com objetivo de aperfeiçoamento do professor quanto ao ensino da matemática com as novas tecnologias, o Curso Ensino de Matemática e Tecnologia Educacional (oferecido pela UFPE -Centro de Educação/Informática), que integra a Pesquisa AMADeuS , nos proporcionou ensaios sobre diversos softwares com destaque para Supermercado (Positivo®). Esta apresentação resulta de uma pesquisa com alunos do 1o ano – 3º Ciclo, da Rede Municipal do Recife elaborada como atividade do curso. Considerando a dificuldade nas Operações com Decimais, apontada pelo SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), decidimos investigar a evolução dos alunos nas operações com racionais positivos em situação de supermercado e expressões numéricas quando utilizando o software Supermercado. O software simula uma situação de supermercado virtual onde o aluno tem uma lista de compras, devendo pegar os produtos, pagá-los e decidir se o troco está correto. Com isto, o aluno é forçado a resolver situações que corresponderiam a expressões do tipo:
15,46 – (2 x 10,00 + 3 x 5,00 + 4 x 1,00 + 4 x 0,50 + 2 x 0,10 + 3 x 0,01 )
envolvendo operações com decimais.
METODOLOGIA: Realizamos um estudo do caso em um laboratório de informática com duas duplas de alunos. No primeiro dia, cada dupla trabalhou duas sessões com o software em questão. As sessões, de até 20 min, foram filmadas. As duplas usaram os níveis básico e intermediário em tempo médio de 16,5 e 19,3 minutos respectivamente. No segundo dia, Manoel (sem nenhuma experiência com o software) e José iniciaram em nível avançado, sozinhos (um em cada computador). Cada um atingiu 19 minutos para resolver as questões apresentadas (comprar e pagar).
Intervimos várias vezes, no processo, a fim de que fossem observadas as construções desenvolvidas: operações, estratégias de resoluções de expressões numéricas mentalmente, pagamento, troco, no trato com moedas (R$), investigações de produtos – qualidade, validade (datas de fabricação) –, unidades de medidas e frações de um inteiro. Não foram sugeridas práticas com calculadoras, embora não tenham sido proibidas.
RESULTADOS: Acompanhando as atividades, percebemos a preocupação das crianças com o tempo das tarefas, como se este fosse fator de desclassificação. Acontece que, mesmo os softwares sendo educativos, elas se sentem como se estivessem em frente a um videogame, num clima de competição.
A presença do uso da operação inversa foi percebida na subtração. É comum, quando perguntamos ao nosso aluno quanto é 5 – 2, a maioria responder que é 3, pois significa 2 para 5. Nos ensaios foram observadas respostas como: 5 – 2 é igual a 3 porque 2 + 3 = 5. Tal propriedade foi percebida com facilidade, quando trabalhada com decimais. O uso da estratégia de “completar o troco” foi verificado como saída para operações de pagamento das compras. A fim de facilitar o troco, o cliente dá o valor e mais x dos quebrados a fim de que o troco fique o mais “inteiro possível”. Um dos alunos, numa compra de R$ 6,71, queria pagar com uma nota de dez. Questionado se era possível melhorar esse pagamento, nas condições da sua carteira, pensou e sugeriu pagar R$ 7,01. O software sugeriu alguns trocos incorretos, e o aluno não vacilou confirmando: trocos errados! Até que a resposta R$ 0,30 foi sugerida e a dupla a aceitou como certa. Indagamos como a justificaria e um dos alunos explicou: 6,71 + 0,30 = 7,01. Configurando, assim, um raciocínio lógico na propriedade inversa da subtração e usando na prática propriedades da igualdade em uma subtração.
CONCLUSÕES: De forma gratificante, o Supermercado promoveu raciocínio e concentração no uso das propriedades da adição e subtração dos números decimais em atividades práticas. Houve condições de agregar aplicações com moedas, além de formalizar em operações as estruturas aditivas e multiplicativas, no trato de trocos. Acrescentem-se ainda as representações das moedas em real, importantes no entendimento das operações fundamentais, e o uso dos centavos, facilitando no trato das estruturas centesimais de forma concreta.
Nos ensaios, foram encontradas situações favoráveis ao desenvolvimento das competências pelas crianças. “Vergnaud é enfático ao afirmar que a experiência é um dos fatores mais importantes do processo de aprendizagem e a experiência só pode ser adquirida com a familiarização, a prática” (Magina et al, 2001, p.25). Trabalhando a leitura, a pesquisa, as habilidades numéricas, nas expressões numéricas e nas operações isoladas com moedas, as estruturas aditivas e multiplicativas contribuíram para os alunos, através do Supermercado, praticar concretamente saberes fundamentais na aprendizagem e aplicabilidades dos números decimais.

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